Mineradora se compromete a reduzir riscos de barragens em Brumadinho

Mineradora se compromete a reduzir riscos de barragens em Brumadinho

O Ministério Público de Minas Gerais informou que assinou um novo Termo de Compromisso com a mineradora Emicon, responsável pela barragem B1A em Brumadinho, que teve o nível de emergência elevado para 2 e levou à remoção de moradores após decisão da Agência Nacional de Mineração (ANM) no dia 22 de julho.

De acordo com o Ministério Público, a empresa se comprometeu a cumprir imediatamente todas as medidas determinadas pela justiça, além de cumprir cláusulas adicionais ao Termo de Ajustamento de Conduta, assinado em outubro de 2024.

Entre as medidas emergenciais, estão a adoção de ações para garantir a realocação dos moradores afetados no prazo de 15 dias. A mineradora terá também que monitorar e garantir a manutenção e a segurança da estrutura da barragem B1A e de outras três barragens dela instaladas no município.

Vigilancia em 24 horas, instalação de um sistema de alarme sonoro e outros itens previstos no plano de ação de emergência de barragens também fazem parte do acordo. Como determinado pela justiça, a Emicon terá que coletar novos dados sobre a atual situação estrutural da barragem e contratar uma auditoria independente para elaborar um relatório detalhado sobre as condições da barragem.

Esse relatório deverá ser entregue à Fundação Estadual do Meio Ambiente e à ANM em prazo determinado. O termo restabelece ainda a obrigação da mineradora de contratar a empresa especializada para elaborar os projetos de desmonte e de recuperação ambiental das quatro barragens em Brumadinho, apresentar os projetos aos órgãos reguladores e cumprir os prazos e executar as ações previstas.

Segundo o Ministério Público, o termo de compromisso foi homologado pela Segunda Vara Civil, criminal e de execuções penais do Tribunal de Justiça da Comarca de Brumadinho. Em caso de descumprimento do termo, a Justiça determinou multa diária pessoal aos sócios e administradores da Emicon no valor de R$ 5 mil, além de outras sanções e medidas cautelares.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »