China autoriza 183 empresas brasileiras a exportarem café para o país

Mapa desclassifica três marcas de café por irregularidades graves

A China autorizou 183 novas empresas brasileiras de café a exportar o produto para o país. A medida começou a valer em 30 de julho e tem validade de cinco anos. O anúncio foi feito nas redes sociais da embaixada chinesa no Brasil e compartilhado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

A decisão da China aconteceu na mesma data em que os Estados Unidos confirmaram uma tarifa de 50% em diversos produtos importados do Brasil. O tarifaço entra em vigor nesta quarta-feira (6/8). Apesar de a lista do governo norte-americano ter deixado cerca de 700 itens de fora, o café foi taxado. O país é o principal mercado brasileiro. Em 2024, eles importaram 23% do produto. Neste ano, as exportações ficaram acima de três milhões de sacas de 60 quilos. 

A China aparece em décimo lugar, com a importação de 530 mil sacas. Um número seis vezes menor do que o volume vendido aos americanos. Mas há potencial de crescimento.  O consumo por pessoa no país asiático é de 16 xícaras por ano, muito abaixo da média global de 240. Entre 2020 e 2024, as exportações líquidas de café cresceram 13 mil toneladas.
 


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »