Sessão solene homenageia A Voz do Brasil: 90 anos nas ondas dos rádios

Sessão solene homenageia A Voz do Brasil: 90 anos nas ondas dos rádios

No primeiro dia após a volta do recesso parlamentar, o Congresso Nacional realizou uma sessão solene em homenagem à Voz do Brasil no Plenário da Câmara dos Deputados.

O deputado Márcio Jerry do PcdoB do Maranhão destacou a importância do programa para a democracia e para garantir o direito à informação.

“A Voz do Brasil tem essa expressão. Representa muito o valor da comunicação democrática, da comunicação que é um direito de todo cidadão. De ter acesso a uma comunicação plural, que realmente informe daquilo que se passa em nosso país. Destacar, também, a dimensão de resistência.”

O secretário-executivo da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Tiago Cesar dos Santos, pontuou a relevância da Voz do Brasil para a integridade da informação:

“Uma Voz do Brasil que atravessou a nossa República por 90 anos. Viveu muitos desafios na República, desafios históricos, e hoje vive com a crise na integridade da informação, produzindo realidades e convicções paralelas. Portanto, proteger a Voz do Brasil é também proteger a democracia, assim como proteger o seu grande papel, de trazer para o público os serviços prestados pelos entes governamentais.”

Já o diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Bráulio Ribeiro, ressaltou o papel do programa como um meio de dar publicidade e assegurar a transparência das ações do governo.

“Nesses 90 anos, A Voz do Brasil tem garantido os princípios da transparência e da publicidade, muito antes desses pilares estarem estabelecidos na Constituição de 1988. Além disso, A Voz do Brasil mantém viva não apenas a história da comunicação, mas também a história do rádio no Brasil. O rádio ainda permanece como um dos meios de comunicação mais importantes da vida das pessoas.”

Durante a sessão solene, que foi presidida pelo senador Jorge Kajuru, os Correios lançaram um selo comemorativo aos 90 anos da Voz do Brasil.

Sobre o programa

Voz do Brasil foi criada em 22 de julho de 1935, durante o governo Getúlio Vargas, com o nome “A Hora do Brasil”. É o programa de rádio de caráter oficial mais antigo do Brasil ainda em execução, reconhecido pelo Guiness Book, o livro dos recordes.

Atualmente, o programa, que tem uma hora de duração, transmite informações do governo federal, da Câmara dos Deputados, do Senado, da Justiça e do Tribunal de Contas da União (TCU).

O noticiário sobre o Poder Executivo é produzido e apresentado pela equipe da EBC.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »