Giro Internacional: Mais de 100 pessoas morreram de fome em Gaza

Giro Internacional: Mais de 100 pessoas morreram de fome em Gaza

Russia: A Rússia criticou as tarifas de 25% aplicadas pelos Estados Unidos contra a Índia e disse que países soberanos têm o direito de escolher seus próprios parceiros comerciais. As sanções contra a Índia foram motivadas pela relação comercial do país asiático com Moscou, já que a Índia compra petróleo russo.

Em um outro comunicado, o Kremlin afirmou que não vai mais restringir os locais onde coloca seus mísseis intermediários. Desde que os Estados Unidos se retiraram do Tratado sobre Forças Nucleares de Alcance Intermediário, a Rússia se autoimpôs restrições, desde que Washington fizesse o mesmo. A mudança de postura ocorre em um momento de elevação das tensões entre os dois países.

Gaza: Israel afirmou que vai permitir a entrada controlada de mercadorias em Gaza por meio de comerciantes locais. A informação é da Agência Militar Israelense. Segundo as Nações Unidas, é necessária a entrada de 600 caminhões de ajuda por dia para garantir as necessidades básicas humanitárias da população. Os bloqueios israelenses contra o território, nos últimos meses, resultaram em fome generalizada. Mais de 100 pessoas morreram nas últimas semanas por desnutrição.

EUA: O submarino Titan implodiu por ter sido projetado de forma inadequada. A conclusão é da Guarda Costeira dos Estados Unidos, que divulgou hoje um relatório de investigação sobre o acidente. Segundo o documento, a empresa fabricante, OceanGate, também cometeu graves falhas nos protocolos de segurança.

O submarino implodiu no dia 18 de junho de 2023, quando fazia uma expedição pelos destroços do Titanic, a 3.500 metros de profundidade. Todos os cinco passageiros morreram.

*Com informações da agência Reuters


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »