Mais de 1,7 milhão de atendimentos realizados até 30 de junho. Essa é a marca que a Central de Atendimento “Alô Trabalho”, serviço telefônico do Ministério do Trabalho e Emprego atingiu. O número reflete a importância do canal como uma ponte direta entre o cidadão e o poder público, oferecendo orientações rápidas e acessíveis em todo o território nacional.
Mais de 70% dos atendimentos foram feitos por trabalhadores. As principais dúvidas foram sobre o Abono Salarial (48%), Seguro-Desemprego (23%) e Carteira de Trabalho Digital (9%).
Além do atendimento por telefone, o serviço também oferece suporte por e-mail para empresas e empregadores domésticos. Neste canal, foram registrados 5.005 atendimentos no período. Os temas mais buscados foram os relacionados ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, que representaram 49% da demanda. Na sequência, vieram orientações sobre o Sistema de Comunicação Prévia de Obras, com 43% e o Domicílio Eletrônico Trabalhista, com 7%.
O “Alô Trabalho” é um canal oficial de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, disponível em todo o Brasil, pelo telefone 158. A ligação é gratuita de telefones fixos. As chamadas feitas por celular têm custo, conforme a operadora. O atendimento pode ser feito por voz automatizada ou diretamente com atendentes.
Fonte: Rádio Agência Nácional