Desemprego cai em 18 unidades da federação no segundo trimestre

Desemprego cai em 18 unidades da federação no segundo trimestre

O desemprego no segundo trimestre de 2025 recuou para 5,8%, após alta de 7% registrada no primeiro trimestre do ano, e alcançou assim o menor índice da série histórica, iniciada em 2012. A taxa caiu em 18 das 27 unidades da federação e ficou estável nas outras nove.

Assim, entre abril e junho, havia 1,3 milhão de pessoas que procuravam trabalho por dois anos ou mais, o menor contingente para um segundo trimestre desde 2014, quando 1,2 milhão de brasileiros estavam nesta condição.

Em relação ao segundo trimestre de 2024, o indicador recuou 23,6%.

Os dados são da Pnad, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua, divulgada nesta sexta-feira (15) pelo IBGE.

Pernambuco, Bahia e Distrito Federal registraram as maiores taxas de desocupação, enquanto as menores foram em Santa Catarina, Rondônia e Mato Grosso.

William Kratochwill, analista da pesquisa, afirmou que os dados mostram um mercado de trabalho “ainda aquecido e resiliente, com redução da taxa de desocupação no país.

Segundo ele, o reflexo desse desempenho é a redução dos contingentes em busca de uma ocupação, ou seja, há mais oportunidades absorvendo os trabalhadores, mesmo aqueles que apresentavam mais dificuldade em conseguir um trabalho.

No período avaliado, 74,2% dos empregados do setor privado tinham carteira assinada. Já o percentual de brasileiros na informalidade chegou a 25,2%.

Para William Kratochwill, estes dados são outra consequência de um mercado de trabalho aquecido, que proporciona mais ocupação aos trabalhadores formais e por conta própria.

A pesquisa mostra um aumento de 1,8 milhão de ocupados na virada do primeiro para o segundo trimestre de 2025.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »