MPT resgata 48 trabalhadores em situação degradante de trabalho em PE

Picture of Megapan News

Megapan News

MPT resgata 48 trabalhadores em situação degradante de trabalho em PE

Mais um grupo de 48 trabalhadores submetidos a condições degradantes de trabalho foram resgatados pelo Ministério Público do Trabalho. O caso envolve três empresas localizadas em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco, fiscalizadas entre os dias 14 e 18 de julho e divulgado agora pelo Ministério.

A fiscalização flagrou alojamentos insalubres – ausência de água potável, instalações sanitárias e refeitórios inadequados – bem como irregularidades contratuais, e em um dos casos, jornada exaustiva, com funcionários trabalhando até 25 dias consecutivos sem descanso. 

Foram resgatados 18 trabalhadores de um bar, outros 18 no alojamento de uma construtora e 12 em uma churrascaria. No caso da construtora, também foi identificado que não havia capacitação para trabalho em altura, de proteção para instalação de fosso de elevador e de procedimentos de segurança detalhados para os trabalhadores. 

As três empresas assumiram a responsabilidade pelas irregularidades e assinaram Termos de Ajuste de Conduta, com o Ministério Público do Trabalho Pernambucano, onde se comprometeram, entre outras ações, a assinar a Carteira de Trabalho, pagar o valor do FGTS e indenizar os trabalhadores por dano moral individual.

Ficou estabelecido ainda multa de R$ 5 mil por cláusula descumprida, multiplicada pelo número de trabalhadores encontrados em situação irregular, que será revertida para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Em caso de descumprimento da cláusula relativa ao pagamento das indenizações por dano moral individual, incidirá multa correspondente a 100% do valor devido.

Casos de trabalho semelhante ao escravo podem ser denunciados de forma anônima. Entre as ferramentas de denúncias estão os sites dos Ministérios Públicos do Trabalho estaduais, o portal nacional do Ministério Público do Trabalho, o Disque 100 e o aplicativo MPT Pardal. 


Fonte: Rádio Agência Nácional

Minha Rádio
AO VIVO