Menos de 60% dos moradores de capitais se exercitam regularmente

Médico alerta sobre importância de exames antes de atividades físicas

Especialistas recomendam prática regular de exercícios para elevar qualidade de vida, mas menos de 60% dos brasileiros que vivem nas capitais seguem orientação. A atividade física é o remédio mais eficaz para a saúde mental e física.

Diversas doenças podem ser prevenidas com esse hábito, já que a prática regular de exercícios contribui para a qualidade de vida, segundo especialistas. Para chamar atenção para este tema foi instituída a campanha Setembro Verde.

Para o professor de educação física e presidente da Câmara de Atividade física e saúde do Conselho Regional de Educação Física do Distrito Federal, Lúcio Rogério Gomes dos Santos, mexer o corpo deve ser uma prática frequente e que deve ser cultivada desde cedo.

“Exercício físico e qualidade de vida tem a ver com começar: você tem que começar. Qual é o motivo? É por estética? Começa! Saúde? Começa. Nunca é tarde, o ideal é que as pessoas fizessem exercício físico desde a infância, que fossem acostumados, que continuassem praticando. Esse é o ideal.”

Entre os muitos benefícios, o exercício regular ajuda a melhorar o sono e a prevenir as perdas decorrentes da idade. Lúcio Santos ressalta o impacto direto na qualidade de vida é notável.

“De doenças crônicas a doenças psicológicas, de doenças neuronais. A gente está falando até Alzheimer sendo tratado e as pessoas tendo melhores respostas no combate ao Alzheimer com exercício físico. Então toda essa parte cognitiva e também a parte física são trabalhadas com exercício físico.”

O professor também destaca o papel do profissional de educação física na orientação segura das práticas. E avalia que seja qual for o objetivo do exercício, a calma e a constância são a chave do sucesso.

“A busca instantânea de hipertrofia muscular, de estética física, tem que ser controlada, conquistada gradualmente. E aí é obrigação do profissional de educação física, que está naquele espaço, orientar e impedir os exageros.”

O Brasil tem um longo caminho a percorrer quando o assunto é se exercitar. Dos 34,8 milhões de brasileiros que vivem nas capitais, apenas 54% praticam atividade física regularmente, segundo o último inquérito Vigitel, do Ministério da Saúde.

Entre os que se exercitam nas capitais, 19,4% optam por caminhadas; outros 18% praticam musculação, natação, tênis ou bicicleta; 4,6% dedicam-se à dança e a outras modalidades.

Florianópolis é a capital mais ativa do país, com 65,3% da população praticando alguma atividade física, seguida por Vitória, com 64,5% e pelo Distrito Federal, com 63,1%.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »