Embaixada dos EUA no Brasil replica mensagem que ameaça Moraes

Embaixada dos EUA no Brasil replica mensagem que ameaça Moraes

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil replicou, nesta terça-feira (9), mensagem de uma autoridade pública norte-americana avisando que o governo de Donald Trump “continuará a tomar medidas cabíveis” em relação à continuidade do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro e outros sete réus, incluindo generais ex-ministros do governo dele, são acusados de comandar uma tentativa de golpe de Estado para impedir o presidente eleito em 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, de assumir o cargo.

A mensagem divulgada pela embaixada cita diretamente o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, e “indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado” valores de liberdade e justiça.

Em 8 de agosto, a embaixada já tinha acusado Moraes de ser “o principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores” no Brasil.

Na ocasião, a representação diplomática estadunidense advertiu “os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas” a não apoiarem ou facilitarem as decisões legais do ministro, sob risco de sofrerem sanções. Em resposta, o Itamaraty convocou o encarregado de negócios da embaixada, Gabriel Escobar, a dar explicações sobre as ameaças do governo Trump. 

Trump também já tinha instituído a alta taxa de importação imposta ao Brasil para tentar impedir que a Justiça brasileira siga seu curso e analise se Bolsonaro, de fato, tentou um golpe de Estado.

Reações de brasileiros

A postagem da embaixada gerou reações imediatas de internautas brasileiros. Alguns agradeceram a postura das autoridades estadunidenses, mas a maioria criticou o que classificou como um gesto indevido de interferência.

A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria do ministro Alexandre de Moraes, mas até esta notícia ir ao ar, não tinha recebido um posicionamento. 

 

*Com informações da Agência Brasil

 


Fonte: Agência Brasil

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »