Deputados aprovam PEC da Blindagem

Câmara debate PEC da Blindagem que restringe atuação da Justiça

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (16) a Proposta de Emenda à Constituição, conhecida como PEC da Blindagem, que dificulta processos judiciais e prisões contra deputados e senadores. 

Dois destaques ainda precisam ser votados, depois a proposta segue para análise do Senado. 

Para o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o projeto evita “abusos” e “atropelos” contra parlamentares. 

Segundo o relator, deputado Cláudio Cajado, do PP da Bahia, a PEC não seria uma autorização para “maus feitos”, mas apenas uma proteção para o parlamentar.

A PEC exige autorização do Legislativo para que parlamentares sejam presos ou processados. 

No caso de prisão, Câmara e Senado terão 90 dias para autorizar a medida. 

Mas se for em flagrante, por crime inafiançável, o prazo é de 24 horas. 

A proposta também dá aos presidentes de partidos políticos com representação no Congresso Nacional o foro do Supremo Tribunal Federal para processos criminais.

A deputada Talíria Petrone, do Psol do Rio de Janeiro, criticou a PEC. Segundo ela, a imunidade parlamentar não pode ser absoluta. 

Pelas redes sociais, a ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que a proposta interessa ao parlamento, que a aprovou, e, por ser emenda à Constituição, a matéria não está sujeita ao veto presidencial. 

A PEC da Blindagem ganhou força após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro e o motim da oposição que impediu os trabalhos legislativos por uma semana.


Fonte: Agência Brasil

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »