Lula sanciona lei contra adultização de crianças na internet

Lula sanciona lei contra adultização de crianças na internet

As plataformas digitais devem adotar medidas para prevenir riscos de crianças e adolescentes acessarem conteúdos ilegais ou considerados impróprios para essas faixas etárias.

Foi sancionada, nessa quarta-feira (17), pelo presidente Lula, a Lei da Adultização, também chamada de ECA digital, em alusão ao Estatuto da Criança e Adolescente. O projeto foi aprovado no final do mês passado pelo Congresso Nacional.

Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Lula lembrou que após 35 anos do ECA é necessário adotar novas maneiras de proteger crianças e adolescentes.

Entre as obrigações dos provedores de serviços digitais, a lei determina que os perfis das redes sociais sejam vinculados a um adulto ou responsável pela criança e adolescente até 16 anos.

Também terá que ser retirado o conteúdo considerado abusivo para crianças e adolescentes.

A lei  exige que as empresas disponibilizem mecanismos para garantir o acompanhamento do conteúdo acessado por esse público para limitar o tempo de uso.

Uma das novidades é a previsão de que a fiscalização e a punição sejam feitas por uma autoridade nacional autônoma.

O presidente Lula disse ainda que o projeto se refere a empresas de qualquer país, e não de um único específico. E que todas elas são bem-vindas, desde que respeitem a legislação brasileira.

O presidente assinou ainda uma Medida Provisória que transforma a ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados em agência reguladora.

Com validade imediata, a MP terá que ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.


Fonte: Agência Brasil

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »