Paulinho da Força será o relator da Lei da Anistia na Câmara

Paulinho da Força será o relator da Lei da Anistia na Câmara

O deputado Paulinho da Força, do Solidariedade, foi escolhido como relator do projeto de lei que anistia os condenados por atos golpistas. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (18) pelo presidente da Câmara, Hugo Motta. Segundo ele, Paulinho vai conduzir as discussões do tema com o equilíbrio necessário.

Após deixar a residência oficial do presidente da Câmara, o relator afirmou que a expectativa é votar na próxima semana e disse que não há risco de o projeto deixar de ser votado. Paulinho da Força disse que não há possibilidade de uma anistia irrestrita, e que a proposta agora se concentra na redução de penas.

“A ampla geral restrita é impossível, né? Essa discussão eu acho que já foi superada ontem quando o Hugo teve uma reunião de mais de três horas com o pessoal do PL. Acho que nós vamos ter que fazer uma coisa pelo meio, né? Talvez não há grade nem extrema direita nem extrema esquerda, mas que a grade é maioria da Câmara. Agora cabe a mim tentar fazer esse meio-de-campo aí. É o que eu vou fazer. Conversar com todo mundo para que no final a gente possa ter é um texto que agrada a todos. Nós não estamos mais falando de anistia”.

Aliados de Jair Bolsonaro, principalmente de seu partido, o PL, defendem que a anistia alcance os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o próprio ex-presidente. Segundo Paulinho, cabe a ele articular com parlamentares do governo e da oposição, inclusive com o Supremo Tribunal Federal.

“Centro para a Direita hoje é muito forte no país, né? E a Câmara tem essa maioria, digamos assim, do Centro para Direita. a bancada da Esquerda, todo mundo sabe disso, a base do governo no congresso é muito frágil e muito pequena. Enfim, tentar convencer o Supremo de que nós precisamos pacificar o país. O país não aguenta mais essa polarização. E para pacificar, vai ter que ser uma coisa que talvez nas pessoas não concorde muito, mas que é aquilo que o país precisa”.

Para ministros do Supremo, a proposta de anistia é inconstitucional e não se aplica aos crimes pelos quais Bolsonaro e seus aliados foram condenados. Além disso, em entrevista recente, o presidente Lula declarou que vetará o projeto caso o texto seja aprovado pelo Congresso Nacional.


Fonte: Agência Brasil

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »