Corregedoria da Câmara pede suspensão de 3 deputados líderes do motim

Líder do PCC, substituto de Marcola, é preso na Bolívia

​A Corregedoria da Câmara dos Deputados informou, nesta sexta-feira, que concluiu a análise das representações contra os 14 parlamentares envolvidos na ocupação da Mesa-Diretora, em agosto.

Em nota, o órgão explicou que todos os envolvidos no motim receberam recomendação de censura escrita.

No caso de três deputados que tiveram condutas consideradas mais graves, também houve pedido de abertura de processo de suspensão do mandato por 30 dias pela obstrução da cadeira da Presidência da Câmara. São eles: Marcos Pollon e Zé Trovão, do PL, e Marcel Van Hattem, do Partido Novo. Pollon recebeu uma segunda recomendação de processo para suspensão do mandato por 90 dias por declarações difamatórias contra a presidência da Câmara.

A corregedoria da casa detalhou que foi feito um trabalho intensivo de análise de documentos e de imagens para instruir os processos antes do prazo regimental de 45 dias úteis.

O corregedor, deputado Diego Coronel, do PSD da Bahia, destacou que o papel da Corregedoria é institucional e imparcial. E que as condutas foram individualizadas.

Caso a mesa diretora acate as recomendações, será aplicada a censura escrita. Para as demais representações de suspensão, é necessária a análise pelo Conselho de Ética e pelo Plenário da Câmara.

A reportagem não conseguiu contato com os deputados citados.


Fonte: Agência Brasil

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »