Fim da escala 6×1 depende de mobilização social, diz ministro

Fim da escala 6x1 depende de mobilização social, diz ministro

Um dia depois do Senado ter enterrado a PEC da Blindagem após pressão popular das ruas no último domingo (21), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, reforçou: é a mobilização social que vai fazer com que o Congresso aprove o fim da escala 6×1.

“O Parlamento brasileiro tem um perfil que, se deixar ele livre, leve e solto, só vem prejuízo para a classe trabalhadora brasileira. O tema trabalho é um tema que tem muita dificuldade de tramitar no convencional. Então só vai de um jeito, é muita pressão. Parece feijão velho, só vai com pressão.”


Brasília (DF) 25/09/2025 - O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, participa do programa Bom Dia, Ministro. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Brasília (DF) 25/09/2025 - O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, participa do programa Bom Dia, Ministro. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Brasília (DF) 25/09/2025 – O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, participa do programa Bom Dia, Ministro – Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A solução, segundo ele, tem de vir de acordos coletivos e mobilização das categorias com sindicatos. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ele ainda destacou que a sociedade precisa ficar de olho na aprovação do projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, proposta aprovada nessa quarta-feira (24) pelo Senado e que será analisada na semana que vem pela Câmara; principalmente na questão da compensação.

“Nós precisamos, o Congresso Nacional, assumir a responsabilidade de não somente votar do ponto de vista da isenção do Imposto de Renda de R$ 5 mil, mas cobrar dos de cima, dos 141 mil bilionários que tem no Brasil, que não querem pagar nada.”

O ministro lembrou que empregadores de trabalhadores domésticos têm até o final de outubro para regularizar a situação de seus funcionários. Mais de 80 mil estão irregulares e já começaram a ser notificados por meio do Domicílio Eletrônico Trabalhista.

“Ali você receberá toda a orientação. Você pode por ali regularizar a eventual irregularidade pontual, que é a falta de recolhimento do fundo de garantia ou repasse, pode ter recolhido e não repassado, que aí se torna apropriação indebita. Tomemos cuidado com isso.”

Luiz Marinho ainda anunciou para segunda-feira (29) a divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente a agosto. Apesar de mostrar um crescimento, segundo o ministro, ele deverá vir num ritmo menor do que vinha sendo registrado.

Em julho, o Caged trouxe a abertura de 129.775 vagas formais de trabalho. Um dos motivos para essa desaceleração, segundo o ministro, é a taxa de juros. Já para todo o ano de 2025, a previsão é de saldo de 1,5 milhão de empregos formais.

 


Fonte: Agência Brasil

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »