Marcelo Freitas será o relator do processo contra Eduardo Bolsonaro

Em live nos EUA, Eduardo Bolsonaro diz que articulou tarifaço de 50%

O delegado Marcelo Freitas, do União de Minas Gerais, será o relator do processo de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro, do PL de São Paulo, no Conselho de Ética. A escolha do nome foi feita pelo presidente do Conselho, deputado Fábio Schiochet, do União de Santa Catarina, a partir de uma lista tríplice, em que estavam também os nomes de Duda Salabert, do PDT de Minas Gerais, e Paulo Lemos, do PSOL do Amapá.

O processo contra Eduardo Bolsonaro foi instaurado na terça-feira a partir de uma representação do PT. A alegação é a de que ele tem trabalhado, nos Estados Unidos, onde está morando há seis meses, para atacar com “especial virulência” as instituições brasileiras, o que, segundo o partido, representa grave ameaça à ordem constitucional e à realização do processo eleitoral.

Ainda há outras três representações contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética. Duas do PT e uma do PSOL. A ideia do presidente do Conselho é pedir para que todos esses processos tramitem juntos. 

O Conselho, agora, tem 90 dias para concluir o processo pela cassação ou manutenção do mandato. Depois, tudo vai para plenário. Para cassar o mandato, é preciso o voto de, pelo menos, 257 votos, em votação aberta.

 


Fonte: Agência Brasil

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »