Vereador Bira solicita faixa elevada em frente à Escola Santa Inês e melhorias no trânsito de Corumbá

Bira pediu à diretora da Agetrat, Mariana Ricco Arguello Ortiz, estudos técnicos para implantação de uma faixa elevada de pedestres na Rua Major Gama, entre as ruas Colombo e América, em frente à Escola Santa Inês, no centro.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), apresentou uma série de pedidos à Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat) e à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, com o objetivo de aumentar a segurança viária e melhorar a mobilidade urbana em Corumbá.

Faixa elevada em frente à Escola Santa Inês

Bira pediu à diretora da Agetrat, Mariana Ricco Arguello Ortiz, estudos técnicos para implantação de uma faixa elevada de pedestres na Rua Major Gama, entre as ruas Colombo e América, em frente à Escola Santa Inês, no centro.

Segundo ele, o local apresenta intenso fluxo de veículos e grande movimentação de pedestres, principalmente crianças, pais e funcionários da unidade escolar.

“A implantação de uma faixa elevada de pedestres visa aumentar a segurança, reduzindo a velocidade dos automóveis e facilitando a travessia segura dos transeuntes”, destacou o parlamentar.

O vereador lembrou ainda que a medida segue as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro, que priorizam a proteção dos pedestres em áreas escolares e de grande vulnerabilidade.

Faixa de pedestres na Rua Delamare

O vereador também solicitou estudos para implantação de uma faixa de pedestre na Rua Delamare, em frente às Lojas Americanas, região central de Corumbá.

Ele destacou que o local possui elevado fluxo de pedestres, veículos, ônibus e outros meios de transporte, sendo uma das vias mais movimentadas da cidade.

Estacionamento em 45° na Sete de Setembro

Outro pedido encaminhado à Agetrat é a implantação de estacionamento transversal em 45° na Rua Sete de Setembro, entre as ruas América e Colombo.

De acordo com Bira, a medida irá otimizar o espaço, ampliar o número de vagas e facilitar o acesso de motoristas que buscam os serviços de saúde concentrados na região.

“Será uma ação que beneficia diretamente a população, aumentando a rotatividade, reduzindo congestionamentos e contribuindo para a segurança e organização do trânsito”, justificou.

Reparo na iluminação pública

Por fim, o vereador solicitou à secretária Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos, reparo na iluminação pública da Rua Luiz Feitosa Rodrigues, nº 1537, entre Porto Carreiro e Joaquim Wenceslau de Barros, no Bairro Aeroporto.

Moradores relataram que o poste D5-R3 20-95 apresenta falhas, comprometendo a segurança da comunidade.

“A manutenção é necessária para garantir iluminação adequada, segurança dos pedestres e condutores, além de melhorar a convivência no bairro”, completou o vereador.