Porto Geral Lota em Corumbá, Mas Falta de Infraestrutura BÁSICA deixa a desejar

O Porto Geral de Corumbá registrou grande movimento no último sábado, sendo um ponto central de lazer. A Marinha do Brasil foi parabenizada pela fiscalização rigorosa de embarcações no Rio Paraguai, garantindo a segurança naval. No entanto, o local sofre com a negligência da Administração Municipal, que não providencia lixeiras na Prainha, não instala banheiros químicos e mantém o chafariz desativado. O radialista cobra que a prefeitura olhe com mais atenção para o Porto Geral. Em contraste, o local sediou uma apresentação de zumba como parte da programação do Outubro Rosa.

Marinha do Brasil intensifica fiscalização de embarcações, mas Administração Municipal vem sendo criticada por negligenciar lixeiras, banheiros químicos e a manutenção do chafariz, importantes atrativos turísticos.

O Porto Geral de Corumbá se tornou o principal ponto de lazer e descontração nos finais de semana, atraindo moradores e turistas para atividades como passeios de barco, caiaque, stand up paddle e jet ski. No último sábado, o local estava “fervendo“, com grande movimentação de pessoas e embarcações.

Um ponto positivo observado foi a atuação da Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Pantanal (subordinada ao 6º Distrito Naval de Ladário). Integrantes da Marinha foram vistos realizando uma intensa fiscalização no leito do Rio Paraguai. A ação, elogiada, focava na checagem de documentação de lanchas e botes, habilitação dos condutores (Arrais) e licenciamento das embarcações, garantindo a segurança da navegação e o cumprimento da legislação.

Críticas à Infraestrutura Municipal

Apesar da beleza natural e da fiscalização naval, o Porto Geral apresenta graves falhas de infraestrutura, cuja responsabilidade recai sobre a Administração Municipal:

  1. Falta de Lixeiras: A Prainha do Porto Geral, que fica lotada, não possui lixeiras adequadas, resultando em descarte inadequado de resíduos sólidos.
  2. Ausência de Banheiros Químicos: Não há banheiros químicos disponíveis para o público, um problema sério em um local com alta frequência de pessoas.
  3. Chafariz Desativado: O chafariz, que é um grande atrativo, especialmente para as crianças, continua inoperante há tempos. O mistério em torno de sua não-operação frustra os visitantes e diminui o potencial turístico do local.

Outubro Rosa e Apresentação de Zumba

Em meio à movimentação, o Porto Geral sediou um evento importante do Outubro Rosa, em combate ao câncer de mama. Houve uma apresentação de zumba, integrando a programação da Casa Rosa, que também realizou uma grande caminhada pela manhã na Rua 15 de Novembro. A iniciativa em prol da saúde foi um destaque do final de semana.

O Porto Geral, sendo um ponto turístico e de lazer tão frequentado, necessita de um “olhar com mais carinho” por parte da prefeitura, garantindo a infraestrutura básica para o conforto e a saúde da população.

Reportagem: Pedro Paulo (Pepê) Foto: Reprodução