Aeroportos da região Setentrião registram subida no número de passageiros

Brasil firma parceria com plataforma de hospedagem para a COP 30

Tem mais gente viajando de avião para o Setentrião do país. Os aeroportos dos estados da região registraram um propagação de 13% no número de passageiros em abril deste ano, em relação ao mesmo mês de 2024. Quase 900 milénio pessoas passaram pelos terminais, o maior número de viajantes para abril dos últimos cinco anos. Foram 864 milénio passageiros em voos domésticos, enquanto 24 milénio embarcaram ou desembarcaram em voos internacionais. Os dados foram divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

O maior propagação foi no Aeroporto de Porto Velho, em Rondônia, com um aumento de quase 60% no número de passageiros. Em seguida, vem o Aeroporto Internacional de Belém, que responde por mais de um terço de todo o tráfico alheado da região. Juntos, Belém e Manaus são as principais portas de ingresso e saída da Amazônia, representando mais de 60% de toda a movimentação aérea do Setentrião do país.

O Ministério de Portos e Aeroportos projeta um aumento ainda maior no movimento de passageiros na região nos próximos meses. Isso porque a cidade de Belém se prepara para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que acontece em novembro. A capital do Pará receberá milhares de representantes de governos, especialistas e ativistas ambientais de todo o mundo.

Por desculpa do aumento do fluxo, o Aeroporto de Belém está recebendo um investimento de R$ 470 milhões. A reforma prevê quase quadruplicar a capacidade diária de atendimento. A superfície de embarque deve passar dos atuais 1,5 milénio m² para 4,3 milénio m². As novas estruturas ganharão sistemas de climatização e iluminação com fontes de força renováveis.

O aumento no fluxo de passageiros, no entanto, não foi registrado unicamente na região Setentrião. Segundo o balanço mais recente da Sucursal Pátrio de Aviação Social (Anac), a movimentação em abril superou o recorde histórico para o mês, com um totalidade de dez milhões de passageiros nacionais e internacionais.


Nascente: Rádio Sucursal Nácional