África do Sul e Singapura retiram restrições a carne de aves do Brasil

Gripe aviária: barreiras de desinfecção são reduzidas no RS

África do Sul e Singapura retiraram as restrições à carne de aves brasileira, impostas por causa da gripe aviária. Com a decisão, sobe para 25 o número de países que já reabriram o mercado para o Brasil.

As importações estavam suspensas desde o dia 15 de maio, após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

A África do Sul chegou a impor um embargo às exportações de todo o país, enquanto Singapura adotou uma medida regional, restringindo apenas a um raio de 10 quilômetros do foco.

No entanto, a União Europeia e outros nove países ainda mantêm a suspensão total. Já o Reino Unido, a Rússia e mais 15 países restringem apenas o estado do Rio Grande do Sul.

Catar e Jordânia impuseram restrições apenas ao município de Montenegro. Hong Kong e outros cinco países ainda mantêm o embargo restrito à zona do foco do município gaúcho.

O Japão manteve a suspensão para Montenegro e também para Campinápolis, em Mato Grosso, e Santo Antônio da Barra, em Goiás, que registraram casos da doença em aves domésticas.

O Brasil declarou o fim do vazio sanitário e se considerou livre da gripe aviária no dia 18 de junho, após a desinfecção da granja afetada.

Desde então, 25 países que haviam embargado a compra de aves voltaram a importar.


Fonte: Rádio Agência Nácional