Alagoas inicia censo da população em situação de rua

Líder do PCC, substituto de Marcola, é preso na Bolívia

Quantas pessoas estão em situação de rua em Alagoas? Quantas desejam uma moradia própria e quantas optariam pelo aluguel social? Onde estão e quais são suas necessidades prioritárias? Estas são algumas perguntas do Censo que o Governo do Estado de Alagoas está fazendo com a população de rua de Maceió. Além dos bairros da capital, o levantamento também será realizado nas cidades do interior.

O Censo faz parte do Plano Integrado de Acolhimento de Pessoas em Situação de Rua e vai traçar o perfil dessa população e embasar a formulação de políticas públicas mais eficazes.  Entidades do Governo do Estado, do Ministério Público e da Defensoria Pública Estadual e do Movimento Nacional da População em Situação de Rua construíram juntos o questionário. O Governo de Alagoas estima que existam quase 5 mil pessoas em situação de rua no estado; três mil somente na capital, segundo dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 

As pessoas que vivem nas casas de acolhimento, coordenadas pelo Estado, estão sendo as primeiras a responder ao questionário de 81 perguntas que vão, desde a formação escolar e profissional, informações sobre saúde e se sofreram algum tipo de violência, passando por questões mais humanizadas sobre, por exemplo, como chegaram até a situação atual de falta de moradia e se querem voltar para sua cidade de origem.

Os dados do Censo serão disponibilizados ao público por meio do Observatório da População em Situação de Rua em Alagoas e ajudarão no direcionamento das políticas públicas. 

Em paralelo, a gestão estadual aumentou o número de vagas nas casas de acolhimento de 160 para 480, ampliou o número de moradias definitivas e instituiu o aluguel social no valor de R$800. A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social também está com um chamamento público para selecionar ONGs que queiram oferecer o serviço de acolhimento. O edital está disponível em assistenciasocial.al.gov.br. 


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »