O presidente em tirocínio e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Negócio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o aumento de 25% para 50% da sobretaxa sobre o aço e o alumínio importados pelos Estados Unidos não afeta exclusivamente ao Brasil, mas vai encarecer os produtos em todo mercado internacional desses insumos. A enunciação foi nesta quarta-feira em seguida a inauguração do Parque Solar de Arinos, em Minas Gerais.
O presidente em tirocínio também ressaltou que o Brasil é o segundo maior comprador do carvão siderúrgico americano, e que o país pratica tarifa zero para oito dos dez principais produtos que os Estados Unidos vendem no mercado brasiliano.
A novidade sobretaxa sobre o aço e o alumínio, agora de 50%, foi anunciada há menos de três meses em seguida a imposição da primeira tarifa, portanto em 25%, sobre os mesmos produtos. A taxação definida pelo governo de Donald Trump é uma forma de protecionismo às siderúrgicas americanas, sob alegado de forçar a reindustrialização do país. A medida é vista com preocupação por entidades uma vez que a Associação Brasileira do Alumínio e o Instituto Aço Brasil.
*Com informações da Dependência Brasil
Manadeira: Rádio Dependência Nácional






