Alemã será a primeira europeia a presidir Assembleia Geral da ONU

Alemã será a primeira europeia a presidir Assembleia Geral da ONU

A ex-ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, será a primeira europeia a assumir a presidência da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Baerbock foi eleita em junho, com 167 votos. De 2021 a 2025, ela foi chefe da diplomacia alemã após ser deputada federal pelo Partido Verde. Ela assume o posto nesta terça-feira (9) na abertura da 80ª sessão da Assembleia Geral.

Durante os dias de Assembleia, ao longo deste mês de setembro, serão debatidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e acontecerá a Cúpula de Líderes do Pacto Global.

O Debate Geral de alto nível da Assembleia-Geral das Nações Unidas ocorre de 23 a 27.

Histórico

Desde a criação da ONU, há 80 anos, apenas quatro mulheres presidiram a Assembleia-Geral, o principal órgão deliberativo da organização.

A última foi a presidente María Fernanda Espinosa, do Equador, sete anos atrás. Segundo Espinosa, a nova presidente terá um papel central na implementação de reformas e dos compromissos ligados ao Pacto para o Futuro, aprovado no ano passado.

Annalena Baerbock destacou o multilinguismo – que é a capacidade de falar mais de um idioma – como uma das prioridades, com representações de todos os grupos regionais.

María Fernanda Espinosa, ex-presidente da Assembleia, também lembrou que uma mulher poderá ser considerada para o cargo de secretário-geral, o maior posto da ONU, que deverá ser anunciado em 2026. Uma mulher nunca assumiu o Secretariado da ONU em 80 anos de história.
 


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »