Altamira recebe 14 povos para os primeiros Jogos Indígenas do Xingu

Líder do PCC, substituto de Marcola, é preso na Bolívia

Cerca de 900 indígenas de 14 povos se reúnem a partir desta quinta-feira (17) em Altamira, no Pará, para o primeiro Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu. O evento vai até domingo (20), com vários esportes e shows.
 
Entre as as modalidades que vão ser disputadas são futebol, arco e flecha, natação e canoagem, divididas em feminino e masculino. A primeira competição é a corrida de tora, que acontece durante a abertura do evento, com a participação dos povos Krimei Xikrin e Kayapó.
 
Os Krimei Xikrin habitam o Sudeste do Pará e são conhecidos pela pintura corporal das mulheres. Já os Kayapó vivem no Pará e em Mato Grosso. São um povo guerreiro e ativo na luta pelos direitos indígenas.
 
Além dos esportes, o evento quer promover tradições ancestrais, intercâmbio cultural e fortalecer os laços entre as comunidades.
 
A cantora paraense Liah Soares é a principal atração cultural desta quinta. Ela foi finalista do The Voice Brasil e mistura ritmos da região como brega, cumbia e carimbó. Todos os dias do evento terão apresentações de artistas da Amazônia. Acesse a programação completa aqui.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »