Andréa Beltrão estrela peça que mergulha na vida de Mércia Albuquerque

Andréa Beltrão estrela peça que mergulha na vida de Mércia Albuquerque

Em papeleta na capital paulista, o espetáculo Lady Tempestade é fundamentado no quotidiano da advogada pernambucana Mércia AlbuquerqueNa montagem teatral, a atriz Andréa Beltrão dá vida a uma personagem que mergulha nos manuscritos de Mércia, defensora de mais de 500 presos políticos durante a ditadura militar no Brasil.

Nos diários, escritos no período mais duro dos anos de chumbo, na dezena de 1970, Mércia conta em detalhes as lutas que precisou travar contra o Estado para tutelar centenas de presos. Narra, principalmente, a angústia de amparar mães de filhos desaparecidos no apartamento 52 do Prédio Ouro, núcleo do Recife, onde morava.

Com dramaturgia de Silvia Gomez, e direção de Yara de Novaes, Lady Tempestade propõe uma escuta profunda das vozes que resistiram — e ainda ecoam, porquê explica a atriz Andréa Beltrão.

“A atriz que eu interpreto recebe um quotidiano e fica: não, peraí, eu quero olvidar. E a Mércia fala: não, não pode olvidar. E não pode olvidar. A gente já está cansado de saber que não pode olvidar de zero, porque o esquecimento importa aos que contaram a história do jeito que quiseram”.

Quem assiste ao espetáculo descobre que Mércia “cavucou” documentos proibidos, denunciou torturadores, salvou centenas de vidas e, por isso, foi presa 12 vezes.

Para Andréa Beltrão, o espetáculo ajuda a trazer o tema para os dias atuais e leva a plateia a refletir sobre memória, justiça e reparação das violências do Estado no Brasil.

“Uma coisa maravilhosa é quando você consegue pegar um tópico desse e transformar em um super filme ou numa super peça, num super livro, porque é mal esse tipo de tópico chega muito, te abala, tira um pouco a sua certeza, muda tua paisagem. Eu acho que só o teatro e o cinema pra pegar um tópico tão difícil e colocar ele, pra que a gente possa pensar”.

A advogada Mércia Albuquerque morreu em 2003, aos 68 anos.

Premiado, o espetáculo Lady Tempestade já passou pelo Rio de Janeiro e por Porto Satisfeito e segue em papeleta em São Paulo, no Sesc Consolação, até 06 de julho. Depois seguirá em turnê por Recife, Natal, Fortaleza e Planície Grande.


Natividade: Rádio Sucursal Nácional