Após 2 meses seguidos de queda, indústria brasileira tem alta de 0,1%

Após 2 meses seguidos de queda, indústria brasileira tem alta de 0,1%

A indústria brasileira registrou alta de 0,1% em junho, na comparação com maio, após dois meses seguidos de queda. Com esse resultado, a produção industrial está 2% acima do patamar pré-pandemia, ou seja, fevereiro de 2020, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE.

De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, houve alta na produção em 17 das 25 atividades industriais avaliadas:

“A influência positiva mais importante foi assinalada por veículos, automotores, reboques e carrocerias, que cresceu 2,4%. Vale destacar que o setor automobilístico nesse mês foi impulsionado pela maior produção de automóveis.”

Por outro lado, oito atividades registraram recuo na produção, com destaque para indústrias extrativas e produtos alimentícios, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, explica André Macedo:

“O setor extrativo foi pressionado em grande parte pela menor extração de minérios de ferro. A atividade derivada do petróleo e biocombustíveis foi influenciada pela redução na produção do álcool e, em menor escala, do grupamento de produtos derivados do petróleo. Por fim, a indústria de produtos alimentícios foi impactada sobretudo pelos itens açúcar, carnes de bovino, de aves e de suínos, sucos de laranja e alguns produtos derivados da soja.”

Ainda segundo André Macedo, os resultados da pesquisa mostram que o total da indústria avançou 1,2% nos seis primeiros meses de 2025, permanecendo com movimento de expansão na produção. Mas, mesmo assim, com redução frente aos meses anteriores.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »