Brasil e Índia devem ampliar cooperação econômica e comércio bilateral

Brasil e Índia devem ampliar cooperação econômica e comércio bilateral

Brasil e Índia estudam formas de ampliar a cooperação econômica e fortalecer o comércio bilateral. Foi o que destacou o presidente Lula ao receber o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, nesta terça-feira, no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Durante o encontro, foram assinados acordos nas áreas de segurança pública, agricultura, energia renovável, transformação digital e propriedade intelectual.

O presidente Lula voltou a dizer que o Brasil não quer “uma segunda Guerra Fria”, que os países são soberanos, e que não aceita as críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brics.  

A visita de Estado de Narendra Modi ocorre após a Cúpula do Brics, realizada nos últimos dois dias, no Rio de Janeiro. O grupo de países emergentes atualmente é comporto por 11 nações do Sul Global.

O primeiro-ministro indiano também condenou as guerras e destacou a relevância da cooperação entre Brasil e Índia, como duas grandes democracias.

Durante o encontro, Lula condecorou Modi com a Ordem Nacional Cruzeiro do Sul, a mais alta distinção de honra nacional destinada a personalidades estrangeiras. 


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »