Brasil está na liderança dos Jogos Pan-Americanos Júnior, no Paraguai

Brasil está na liderança dos Jogos Pan-Americanos Júnior, no Paraguai

Os atletas brasileiros estão na liderança dos Jogos Pan-Americanos Júnior, no Paraguai, e buscam o bicampeonato na competição deste ano, que começou há seis dias. O Brasil alcançou 100 medalhas nesta sexta-feira: 47 de ouro, 25 de prata e 28 de bronze.

Os brasileiros lideram com folga, à frente dos Estados Unidos, que somam 55 medalhas no total. Em terceiro lugar na tabela está a Colômbia, com 42 medalhas. Na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, realizada na Colômbia em 2021, o Brasil foi o campeão com 164 medalhas — e, por isso, agora busca o bicampeonato.

Participam do Pan Júnior de Assunção 2025 mais de quatro mil atletas de 41 países. Desta vez, o grande destaque nas provas individuais ou coletivas é a nadadora Stephanie Balduccini, de 20 anos, que conquistou oito ouros na competição, superando os sete que ela havia conquistado em 2021.

Também se destaca na natação o atleta Guilherme Caribé, de 21 anos, que ficou em quarto lugar nos 100 metros livres no Mundial de Esportes Aquáticos, em Singapura, neste ano. Neste Pan Júnior, ele já conquistou quatro medalhas de ouro.

A competição serve como um importante esquenta para os Jogos Olímpicos de Verão de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Além disso, o Pan Júnior vai garantir mais de 200 vagas para os Jogos Pan-Americanos do Peru, em 2027.

Lembrando que são 369 atletas brasileiros, de 39 modalidades, disputando o Pan Júnior no Paraguai. Desse total, 284 fazem parte do programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte — ou seja, quase oito a cada dez atletas recebem o benefício.

Para quem quiser acompanhar o desempenho do Brasil e toda a competição, o Comitê Olímpico Brasileiro faz uma cobertura de oito horas de transmissão ao vivo, todos os dias, pelo canal Time Brasil, no YouTube. Por lá, é possível assistir a boletins, entrevistas, bastidores e até várias competições em uma mesma tela, o chamado mosaico.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »