Brasil investiga dois casos suspeitos de gripe aviária no RS e TO

Chile e México suspendem importação de carne de frango do Brasil

O Brasil investiga duas novas suspeitas de gripe aviária, uma em Tocantins e outra no Rio Grande do Sul.

Até o momento, dois casos foram confirmados no Rio Grande do Sul. 

O primeiro, em uma granja mercantil, em Montenegro, e segundo, em aves silvestres, no Zoológico de Sapucaia do Sul.

No Tocantins, a suspeita acontece em uma propriedade do município de Aguiarnópolis.

Segundo o Ministério da Lavradio e Pecuária, a estudo laboratorial e as medidas de controle de trânsito já foram adotadas. 

A situação está sob controle com manutenção da vigilância adequada. 

Já outro caso suspeito foi identificado em uma propriedade de subsistência no Rio Grande do Sul, próximo à granja em Montenegro. 

As amostras foram enviadas para o Laboratório Federalista de Resguardo Agropecuária de São Paulo, em Campinas, em São Paulo, com previsão de resultado prévio para o final do dia.

O governo do Rio Grande do Sul informou que já foram instaladas cinco barreiras de bloqueio de trânsito de animais e outras quatro de desinfecção. 

Até o momento, foram vistoriada 300 propriedades rurais e uma granja de recria de aves no relâmpago de três e dez quilômetros do foco de influenza aviária em Montenegro. 

O número representa 55% do totalidade das 540 propriedades que precisam ser vistoriadas.

Já na granja gaúcha, foco do vírus, foi feito o descarte de todas as aves e de seus ovos e está sendo realizada a limpeza e desinfecção das instalações.

Aliás, ovos para incubação fornecidos pela granja foram localizados em Minas Gerais, Paraná e no Rio Grande do Sul.

O governo de Minas informou que descartou mais de 450 toneladas de ovos fecundados.


Manancial: Rádio Escritório Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »