Brasil tem produção recorde de petróleo e gás, acima de 5 milhões

Brasil tem produção recorde de petróleo e gás, acima de 5 milhões

A produção total de petróleo e gás no Brasil alcançou 5,16 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em julho, conforme os dados divulgados nesta segunda-feira (1º) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). O desempenho representa o maior patamar já registrado pela reguladora, superando, pela primeira vez, a marca dos 5 milhões.

Com relação ao petróleo, foram extraídos 3,959 milhões de barris por dia (bbl/d), um aumento de 5,4% na comparação com o mês anterior, e de 22,5% em relação ao mesmo mês de 2024. Já a produção de gás natural em julho foi de 190,89 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), com crescimento de 5,1% frente a junho, e de 26,1% na comparação com julho de 2024.

Também houve novo recorde na produção de petróleo e gás natural no pré-sal, que foi de 4,077 milhões de boe/d. O número representa um aumento de 5,6% em relação ao mês anterior e de 24,2% se comparado a julho de 2024.

A produção do pré-sal, que aconteceu em 169 poços, correspondeu, no mês, a 79,1% do total nacional. Isoladamente, a produção de petróleo foi de 3,148 milhões de bbl/d, pela primeira vez superando os 3 milhões, e a de gás natural, de 147,66 milhões de m³/d.

Em julho, o aproveitamento de gás natural foi de 97,1%. Foram oferecidos no mercado 63,81milhões de m³/d e a queima foi de 5,48 milhões de m³/d.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »