Câmara aprova urgência da proposta que derruba subida do IOF

Câmara aprova urgência da proposta que derruba alta do IOF

A Câmara aprovou a urgência da proposta que derruba o decreto do governo sobre o IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras. Foram 346 votos em prol e 97 contra.

A aprovação dessa urgência permite que o texto seja votado direto em plenário, sem passar pelas comissões.

A proposta que tramita na Câmara pretende suspender os efeitos do decreto editado na semana passada e que já tinha transtornado um primeiro decreto aumentando o IOF. É uma recalibragem, segundo o governo.

Entre as medidas, sai a alíquota fixa de 0,95% no risco sacado, mas fica a alíquota diária. Aportes no VGBL passam a incidir somente no que ultrapassar R$ 600 milénio a partir de 2026.

O presidente da Mansão, Hugo Motta, já vinha dizendo que o clima não era favorável, e depois da aprovação da urgência, afirmou que era um recado ao governo.

“Portanto eu penso que o governo está cada vez mais compreendendo essa mensagem. Essa votação de hoje, na minha avaliação, será muito simbólica sobre o sentimento da Mansão e vamos esperar quais serão os próximos passos.”

Antes da votação, o líder do governo na Câmara, José Guimarães, disse que iria liberar a bancada e que o compromisso era votar só a urgência. O préstimo será discutido nos próximos dias.

Além do decreto, foi encaminhada ao Congresso uma medida provisória com mudanças para atender às metas do busto fiscal. Por exemplo, aumento na taxação das bets e taxação de 5% das Letras de Crédito Imobiliário e das Letras de Crédito do Agronegócio, as LCI e LCA.

A oposição defende um golpe de gastos em vez dessas medidas. O governo alega que essas medidas atingem os mais ricos e não a população mais pobre, porquê disse José Guimarães.

“Quando eles vêm expressar cá publicamente que não querem remunerar imposto, eles não querem cobrar imposto da classe rica, do andejar de cima, porque o compromisso deles, aqueles que estão defendendo o teor para derrotar o PDL, para derrotar o IOF, é compromisso de classe.”

O matéria ainda será discutido nesta terça-feira (17). A oposição quer votar o préstimo ainda esta semana.


Natividade: Rádio Dependência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »