Câmara aprova urgência de PL contra cobrança de bagagem de mão em voos

Picture of Matheus Nascimento

Matheus Nascimento

Câmara aprova urgência de PL contra cobrança de bagagem de mão em voos

A Câmara acelerou a análise do projeto que libera a bagagem de mão gratuita em voos nacionais e internacionais. A urgência já foi aprovada em votação simbólica nessa terça-feira (21), e o mérito – ou seja, o conteúdo – será votado na semana que vem.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, avisou: a casa não vai tolerar abusos por parte das companhias aéreas.

O relator, deputado Neto Carletto (Avante-BA), lembra que a cobrança pela bagagem despachada começou lá atrás, em 2017. A promessa era redução de preços, o que não ocorreu.

“De 2017 para 2025 a gente só viu o preço das passagens aumentar e aumentar também o volume na cobrança das taxas. Então nosso receio por parte da Câmara é que seja imposta nova taxa para o consumidor sem esse compromisso de realmente reduzir o preço das passagens”.

O projeto atual diz o seguinte: em voos domésticos ou internacionais operados por companhias aéreas brasileiras ou estrangeiras, com o trecho feito aqui no Brasil, não haverá cobrada de mala de mão. Desde que tenham até 10kg, como prevê a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e nas medidas para caber no bagageiro, em cima da poltrona.

Mala despachada gratuita

E essa gratuidade pode ser ampliada, para valer também para a bagagem despachada – aquela de 23 quilos. É o que explica o relator.

“Há a possibilidade, estamos discutindo com os líderes, de também incluir, voltar a discussão, sobre a questão da gratuidade das bagagens despachadas. Estamos avaliando se faz a derrubada do veto ou se alguém vai colocar um destaque. Ou até eu posso incluir essa parte no texto”.

Em 2022, a Câmara aprovou um projeto com a gratuidade de malas em viagens aéreas. O então presidente Jair Bolsonaro vetou essa gratuidade, e o Congresso nunca analisou o veto.

Agora, segundo o relator, a ideia é discutir com os líderes se o melhor é derrubar o veto ou incluir a gratuidade para mala despachada também nesse projeto que trata da bagagem de mão. Tudo depende da articulação, disse o relator.


Fonte: Agência Brasil

Minha Rádio
AO VIVO