Campanha Agosto Vermelho alerta sobre riscos envolvendo rede elétrica

Com chuvas abaixo da média, Aneel mantém bandeira tarifária vermelha

No Brasil 257 pessoas morreram no ano passado em acidentes com eletricidade, contra 250 mortes em 2023. Apesar do aumento no número de ocorrências fatais, 2024 registrou o menor número de acidentes dos últimos oito anos.

Os dados são de um levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, que realiza a campanha Agosto Vermelho, mobilização nacional para alertar sobre os riscos envolvendo a rede elétrica.

Cristina Fernandes, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da associação, explica os fatores que podem ter levado ao aumento nos óbitos.

“Esse dado, esse aumento no número de mortes reforça que ainda precisamos conscientizar as pessoas sobre os riscos de atividades próximas à rede elétrica, e o que nós percebemos é que muitos dos acidentes fatais podem ocorrer por negligência, por improviso, por desinformação, e até por ausência de capacitação adequada”.

A especialista acrescenta que o maior número de ocorrências no país está na construção civil, setor priorizado na campanha deste ano.

“Muitos profissionais atuam de forma autônoma ou sem a formação técnica adequada. Além disso, parte das atividades da construção civil pode envolver trabalho em altura, manuseio de vergalhões, andaimes, e materiais metálicos, e muitas vezes atividades que são feitas próximas a rede elétrica. E quando não há o devido planejamento e atenção às normas de segurança, o risco aumenta exponencialmente”.

Entre as atividades da campanha Agosto Vermelho está um workshop online gratuito com dicas voltadas aos profissionais da área. A aula está  disponível no canal do Youtube da associação.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »