Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam entre crianças

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam entre crianças

Na última semana, o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave continuou crescendo na Bahia, no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no Amazonas. Segundo último Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira, o aumento foi registrado principalmente em crianças e adolescentes até 14 anos.

O estudo aponta que, em relação à covid-19, a notificação dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave continua em baixa. Apesar disso, os estados do Ceará e do Rio de Janeiro mostraram sinais de aumento nas notificações de casos graves pelo vírus nas últimas semanas.

Na Paraíba, os números também mostraram um aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave entre os idosos, associado à covid-19.

A pesquisadora do InfoGripe, Tatiana Portella, reforça a importância da vacina contra o coronavírus, já que é a principal forma de proteção contra os casos graves e óbitos da doença:

“Como a gente tem observado esse aumento dos casos de SRAG e por covid-19 em alguns estados do país, a gente pede para que as pessoas verifiquem se estão em dia com a vacinação contra o vírus. A vacina contra o covid-19 é a principal forma de prevenção contra os casos graves e também os óbitos pelo vírus, lembrando, né, que crianças a partir dos 6 meses de idade já podem tomar a primeira dose da vacina.

No cenário nacional, a Fiocruz identificou queda nas ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave tanto no curto quanto no longo prazo. O número de internações provocadas por influenza A e pelo vírus sincicial respiratório também tem diminuído na maior parte do país.

Desde o início de 2025, foram notificados mais de 155 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Desses, mais de 53,4% deram positivo para algum vírus respiratório: cerca de 25% por influenza A, 1% por influenza B, mais de 42% por vírus sincicial respiratório, 37% por rinovírus e mais de 7% por covid-19.

*Com supervisão de Rafael Gasparotto


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »