Secretaria de Desenvolvimento Econômico cumpre compromissos em Campo Grande para ampliar atribuições ambientais do município
Foto: Assessoria
No dia 08 de julho de 2025, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente esteve na sede do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), em Campo Grande.
O secretário Edson Bobadilha e a diretora de Meio Ambiente, Aniele Pace, cumpriram uma agenda com diversos compromissos técnicos relacionados à pasta.
A primeira reunião ocorreu no setor de Protocolo de Licenciamento Ambiental, onde foi formalizada a entrega dos documentos pendentes desde 2020, referentes ao processo de licenciamento ambiental do aeródromo municipal de Cassilândia.
Na sequência, a equipe esteve na Diretoria de Gerenciamento do Licenciamento Ambiental, onde participou de um encontro com a gerente Luclecia da Costa, responsável pela descentralização de processos. Na ocasião, foram tratados assuntos relativos ao novo termo de cooperação técnica, que ampliará as atribuições do município, passando a abranger uma série de licenciamentos ambientais antes não contemplados pela Prefeitura.
A terceira pauta do dia foi com a Diretoria do Setor Florestal, responsável pela gestão do Documento de Origem Florestal (DOF) e do Corte de Árvores Nativas Isoladas (CANI). O objetivo foi esclarecer dúvidas sobre procedimentos que o município passará a conduzir diretamente. Durante a reunião, foram debatidos, em especial, aspectos relacionados à espécie Guariroba, uma planta nativa em risco de extinção, cuja supressão demanda a emissão obrigatória do CANI.
Reafirmando o compromisso da gestão municipal, seguimos buscando junto aos órgãos competentes alternativas e soluções técnicas que conciliem o desenvolvimento de nossas atividades com o cumprimento das legislações ambientais, garantindo a sustentabilidade e o pleno atendimento às normas vigentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cassilândia
Fonte: Agência Brasil





