A Controladoria-Geral da União, a Receita e a Polícia Federal saíram às ruas nesta sexta-feira (27) em Salvador e mais quatro cidades baianas para combater um esquema suspeito de fraudar licitações, desviar recursos de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
Os alvos da operação são investigados por serem o “núcleo” da liberação de emendas destinadas aos municípios baianos de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, entre os anos de 2021 e 2024, por meio de vantagens indevidas e manipulação de licitações. Um dos alvos seria o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT).
Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento de servidores públicos de suas funções. Todas as ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal.
É a quarta fase da Operação, iniciada em dezembro do ano passado. Na época, a PF cumpriu 17 mandados de prisão, 8 servidores afastados e mais de 40 de busca e apreensão, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, além da Bahia.
As investigações contaram com cooperação da Agência Norte-Americana de Investigações de Segurança Interna. A organização-alvo é suspeita de movimentar quase R$ 1,5 bilhão apenas em 2024. De lá para cá, a PF realizou duas outras operações.
O deputado Félix Mendonça disse que foi “surpreendido” com a notícia e nega que ele ou qualquer assessor do gabinete tenham cometido irregularidade no envio de emendas parlamentares. O deputado ressalta que as emendas são solicitadas por prefeitos ou lideranças, sendo esperada aplicação de forma lícita, com a obtenção de ganho exclusivamente político.
Nossa produção tentou contato por telefone e e-mail com as prefeituras citadas, mas ainda não houve resposta.
Fonte: Rádio Agência Nácional






