Chuvas, estiagem e seca deixam 20 municípios em situação de emergência

Chuvas, estiagem e seca deixam 20 municípios em situação de emergência

Vinte municípios brasileiros estão em situação de emergência devido a desastres naturais como chuvas fortes, estiagem e seca. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a condição dessas localidades nesta segunda-feira (30).

Os municípios que estão passando por estiagem são Caraíbas e Sítio do Mato, na Bahia; Aiuaba, Madalena, e Morada Nova no Ceará; Assunção, na Paraíba; Rio Negro, no Paraná; Itapetim e Orobó, em Pernambuco, e Charqueadas, no Rio Grande do Sul.

Já Senador Pompeu, no estado do Ceará, e Jucurutu, Rafael Godeiro, Santa Cruz e Tenente Laurentino Cruz, no Rio Grande do Norte sofrem com a seca.

Os municípios de Anamã, Boa Vista do Ramos e Manacapuru, no Amazonas registraram inundações. Já os municípios de Céu Azul, no Paraná, e Cerro Branco, no Rio Grande do Sul, registraram fortes chuvas e quedas de granizo.

Prefeituras que tenham a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal podem solicitar ao ministério recursos como cestas básicas, água mineral, kits de higiene pessoal. O pedido deve ser feito pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, na página s2id.mi.gov.br.

Agentes municipais e estaduais podem se qualificar no uso do sistema através de cursos à distância que a Defesa Civil Nacional oferece.

*Com supervisão de Roberta Lopes 


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »