CNJ pune Marcelo Bretas a aposentadoria compulsória

CNJ pune Marcelo Bretas a aposentadoria compulsória

O juiz federalista Marcelo Bretas foi sentenciado à pena de aposentadoria compulsória. A decisão foi comunicada na terça-feira (3) pelo Recomendação Pátrio de Justiça. O magistrado foi responsável pelas investigações da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

Bretas foi cândido de processos administrativos no CNJ que questionaram a conduta dele no comando dos processos oriundos da operação. Ele está suspenso das atividades desde fevereiro de 2023.

Entre os desvios apontados contra o juiz estão: tentativa de negociar penas, pressão contra investigados, direcionamento de conformidade de colaboração e interferência em eleições. 

Em um dos processos, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), alegou que Bretas atuou para prejudicá-lo na disputa eleitoral para o governo do estado em 2018. Na estação, o magistrado antecipou para o período eleitoral o prova de um ex-secretário municipal que acusava Paes de participar de um suposto esquema de propina e teria feito perguntas com texto de pré-julgamento.

No julgamento, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federalista (STF), Luís Roberto Barroso, disse que a punição de Bretas não é um desestimulo aos juízes que enfrentam a devassidão.

A advogada de resguardo de Bretas, Ana Luiza Vogado de Oliveira, pediu a indulto dele e contestou a emprego da penalidade. Na argumentação, ela se disse “chocada com a pena de aposentadoria compulsória”. Para ela, “apenar o magistrado com essa pena é julgar contra a prova dos autos”.


Natividade: Rádio Escritório Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »