CNU: 33% dos candidatos vão concorrer a vagas destinadas às cotas

CNU: 33% dos candidatos vão concorrer a vagas destinadas às cotas

A segunda edição do CNU, o Enem dos Concursos, registrou mais de 252 mil inscrições para cotas de pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência. O número representa 33% do total de inscritos no certame.

É a primeira vez que uma seleção publica vai aplicar os percentuais previstos na nova Lei de Cotas, sancionada neste ano. A legislação estabelece a reserva de vagas de 30% para concursos públicos: 25% delas para pessoas negras, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. Além disso, mantém outros 5% para pessoas com deficiência.

A inscrição de pessoas negras aumentou de 20%, na primeira edição do CNU, realizada no ano passado, para 27% neste novo concurso, com 210 mil inscritos. Os indígenas somam 6 mil e os quilombolas, 5 mil. Outros 30 mil candidatos com deficiência também participam da seleção.

As mulheres respondem por 60% dos inscritos. E uma novidade desta edição foi o anúncio de medidas para ampliar a presença feminina no serviço público. A seleção vai equilibrar o percentual de mulheres classificadas para as provas discursivas, garantindo que ao menos 50% dos classificados nessa fase sejam mulheres. 

O edital também prevê atendimento especializado para gestantes e lactantes, além de outros recursos de acessibilidade no dia da prova.

A segunda edição do CNU oferta mais de 3,6 mil vagas para 32 órgãos públicos federais. As provas ocorrem em 218 municípios de todo país. A primeira etapa do concurso será no dia 5 de outubro.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »