Com tecnologia 100% nacional, novo teste detecta 14 genótipos do HPV

Com tecnologia 100% nacional, novo teste detecta 14 genótipos do HPV

A rede pública de saúde começou a receber, nesta quinta-feira, os testes moleculares de DNA-HPV. Com tecnologia 100% nacional, o teste detecta 14 genótipos do HPV mesmo antes do aparecimento de lesões visíveis ou do câncer de colo do útero.

O Ministério da Saúde distribuiu kits do exame em 12 estados diferentes. Entre eles, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Rio Grande do Sul.

No Rio de Janeiro, a entrega dos testes ocorreu em dois pontos: na Unidade Básica de Saúde da Rocinha e na Clínica da Família Zilda Arns, no Morro do Alemão.  A diretora do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Ângela Fernandes Leal, participou da cerimônia de entrega na Rocinha e ressaltou as vantagens dessa nova tecnologia no rastreio do câncer de colo do útero.

Inicialmente, a implementação dos testes DNA-HPV será realizada em um município de cada estado que recebeu os kits. A meta é que, até dezembro de 2026, os testes estejam presentes na rede pública de Saúde de todo Brasil. A estimativa é que a cada ano, cerca de 7 milhões de mulheres de 25 a 64 anos sejam beneficiadas. Por serem mais eficazes, os testes poderão ser realizados a cada cinco anos. Hoje, o Papanicolau, exame que rastreia o vírus HPV, precisa ser repetido a cada três anos.


Fonte: Rádio Agência Nácional