A Câmara Municipal de Nioaque foi palco, na última quarta-feira (18), da Conferência Municipal de Ensino Escolar Indígena — um momento histórico para o município, que fortalece a resguardo dos direitos dos povos originários e a valorização de uma ensino construída a partir da cultura, dos saberes e da identidade indígena.
Com o tema “Nosso Território Constrói Nossa Ensino Escolar Indígena”, o encontro teve porquê principal objetivo iniciar a construção de um Projeto de Lei Municipal que assegure direitos específicos aos professores, colaboradores e profissionais da ensino indígena.
Se aprovada, a proposta fará de Nioaque o primeiro município de Mato Grosso do Sul a recontar com uma legislação própria voltada exclusivamente à ensino escolar indígena — um passo pioneiro que pode servir de referência para todo o estado.
Durante o evento, foram debatidos pontos estruturais da ensino indígena no município, porquê a existência de recursos específicos destinados à extensão, e a organização da grade curricular — que pode ser única ou construída a partir das especificidades culturais, linguísticas e territoriais dos povos indígenas.
A secretária municipal de Ensino, professora Maria Solange, ressaltou a relevância do momento:
“Estamos olhando para o porvir, para as próximas gerações. Nosso objetivo é prometer que a ensino escolar indígena seja valorizada, respeitada e que tenha respaldo lícito para oferecer um ensino que dialogue com a cultura, a língua e os saberes dos povos indígenas. Ensino é transformação, e Nioaque está fazendo história ao dar esse passo tão importante“, destacou.
A conferência reuniu professores indígenas, lideranças comunitárias, estudantes, apoiadores da desculpa, vereadores e gestores públicos — entre eles, o vereador e presidente da Câmara de Sidrolândia, Otacir Pereira Figueiredo.
O espaço foi marcado pela escuta ativa, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas voltadas à ensino indígena. A troca de experiências e a união das vozes presentes reforçaram que ensino é território, identidade, pertencimento e resistência.
Natividade: Escritório Brasil






