Corumbá Lidera Ranking de Fraudes Hídricas no MS; Sanesul Anuncia Investimentos para Reverter Cenário Crítico

O Diretor Operacional da Sanesul, Madson Valente, visita Corumbá para anunciar investimentos em saneamento básico. A visita ocorre em meio a uma crise hídrica causada pelo alto índice de perdas e fraudes na cidade, que chegou a 70% no ano passado, liderando o ranking estadual. A Sanesul tem a meta de reduzir esse índice para 20%. O novo investimento, que conta com recursos federais, é um passo crucial para combater o desperdício, que já colocou a cidade em risco de perder financiamentos futuros para o setor. O diretor deve detalhar como esses recursos serão aplicados na luta contra as fraudes e na melhoria da infraestrutura hídrica.

Diretor Operacional da Sanesul visita Corumbá para detalhar novos aportes financeiros, resultado de operações que visam reduzir índice de perdas que chegou a 70% na cidade.

O Diretor Operacional da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Madson Valente, tem visita agendada nos estudios da Rádio MegaPan para esta terça-feira, por volta das 14h45. O motivo da visita é o anúncio de novos investimentos na área de saneamento básico, recursos que chegam à cidade em um momento crítico, resultado de operações recentes de combate a fraudes.

A situação de Corumbá no cenário estadual de saneamento é alarmante. Em entrevista anterior, Madson Valente havia revelado que Corumbá liderava o ranking de fraudes e perdas hídricas em todo o Mato Grosso do Sul, com um índice que chegou a 70% no ano passado. A fraude, que engloba furtos, roubos, desperdício por vazamentos e rompimento de tubulações, é um problema sério que se estende também à vizinha Ladário.

Na época, a Sanesul estabeleceu uma meta ambiciosa: reduzir o índice de perdas de 70% para 20% em um prazo estipulado por legislação. O alto índice de fraude colocava Corumbá sob risco de não receber mais recursos federais para investimentos em saneamento básico.

O novo aporte financeiro que será detalhado por Valente, inclusive com um investimento notável assinado na Argentina com a presença da ministra Simone Tebet, é visto como um resultado direto dessas operações de combate às fraudes. O investimento é direcionado à área de saneamento básico, visando combater o desperdício do “precioso líquido” e melhorar a infraestrutura, um trabalho que vinha sendo pavimentado em administrações anteriores.

A visita do Diretor Operacional serve para prestar contas sobre a eficácia das medidas de combate às perdas e para reiterar o compromisso da empresa em reverter o cenário de desperdício na cidade, garantindo a sustentabilidade dos recursos hídricos e o acesso a novos investimentos.

Reportagem: Joel de Souza e Pedro Paulo (Pepê) Foto: Sanesul