Defesa de Bolsonaro volta a questionar validade de delação de Cid

Defesa de Bolsonaro volta a questionar validade de delação de Cid

O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Celso Vilardi, voltou a questionar a validade da delação premiada de Mauro Cid. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) terminou de ouvir, nesta quarta-feira (3), os advogados dos réus do Núcleo 1, considerado crucial no plano golpista.

O que disse a defesa de Bolsonaro

Vilardi lembrou do caso em que Mauro Cid teria supostamente usado uma conta falsa no Instagram para falar com outro advogado.

Outro ponto levantado é que não houve uso de violência por parte de Bolsonaro. Por isso, não faria sentido condenação por golpe de Estado ou abolição do Estado Democrático de Direito.

Vilardi ainda afirmou que não existem provas que liguem o ex-presidente aos planos golpistas.

Defesa de Heleno abriu julgamento

Quem abriu a sessão, foi a defesa do general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

O advogado Matheus Milanez apontou afastamento entre Heleno e Bolsonaro no fim do mandato do ex-presidente.  Ainda criticou a postura ativa de Moraes nos interrogatórios de testemunhas.

Plano de golpe

Já a defesa do ex-ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, afirmou que ele não apoiou e tentou afastar Bolsonaro de qualquer plano de golpe.

O advogado Andrew Farias lembrou de ofensas contra Paulo Sergio e disse que membros da organização criminosa queriam a saída dele do governo.

Análise das provas

O advogado José Luis de Oliveira Lima, do ex-ministro e vice chapa de Bolsonaro em 2022, general Walter Braga Netto, assim como outros advogados, reclamou do pouco tempo para analisar a grande quantidade de provas. Ainda lembrou a proibição de gravar a acareação entre Braga Netto e Mauro Cid.

Oliveira Lima chamou a delação premiada de “farsa” e disse que Cid foi coagido a colaborar, ao citar uma reportagem da revista Veja.

Com a conclusão das apresentações das defesas, o julgamento parte para os votos dos cinco ministros da Primeira Turma na semana que vem.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »