Dia de Combate ao Colesterol: médico alerta sobre os riscos da doença

Líder do PCC, substituto de Marcola, é preso na Bolívia

O colesterol é um tipo de gordura essencial ao corpo humano, mas, quando as taxas estão elevadas, pode levar ao entupimento das artérias, sendo um fator de risco para doenças cardiovasculares, como AVC e infarto.

Altos índices também estão relacionados à redução da função cognitiva com o passar dos anos e ao aumento da inflamação, que pode dar origem a várias doenças crônicas. 

 Como forma de conscientizar sobre os riscos e a necessidade de prevenção, comemora-se neste 8 de agosto o Dia Mundial de Combate ao Colesterol.

Segundo o Ministério da Saúde, 40% dos brasileiros apresentam colesterol alto. E essa alteração é silenciosa, alerta o cardiologista Ivanhoé Stuart, do Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, em São Paulo.

Apesar de haver uma tendência de o colesterol subir com o decorrer dos anos, o quadro não está ligado aos idosos, explica o médico

O cardiologista Ivanhoé Stuart afirma que para prevenir o colesterol alto é necessário criar uma relação mais inteligente com a saúde e a comida.

 Além de evitar frituras, alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, processados e açucarados, a recomendação médica aponta como importante a prática de exercícios físicos regulares, não fumar e sono adequado.

 


Fonte: Rádio Agência Nácional