Dois ministros são afastados de partidos por continuarem no governo

Picture of Matheus Nascimento

Matheus Nascimento

Dois ministros são afastados de seus partidos por continuar no governo

Os ministros do Turismo, Celso Sabino, e dos Esportes, André Fufuca, foram afastados dos partidos políticos do qual faziam parte. Os anúncios foram feitos nesta quarta-feira (8), depois que os dois decidiram permanecer nos cargos do governo federal.  

O União Brasil informou a decisão de suspender Celso Sabino, de forma cautelar, das atividades partidárias. De acordo com o estatuto, o caso vai ser encaminhado ao Conselho de Ética do União Brasil, que tem 60 dias para se manifestar sobre o assunto.  

Celso Sabino confirmou a jornalistas a intenção de permanecer no governo e questionou a decisão.  

“Tenho a confiança do presidente Lula e pretendo continuar desenvolvendo o trabalho que venho desenvolvendo no Ministério do Turismo. Tenho o apoio de boa parte da bancada, a gente tem trabalhado com o diálogo, buscando junto à administração do partido esse entendimento”.

Também nesta quarta, o Progressistas comunicou, em nota, que André Fufuca ficaria afastado “diante da decisão de desobedecer a orientação da Executiva Nacional do partido e permanecer no Ministério do Esporte”. Com isso, o ministro foi afastado, também, da vice-presidência nacional do partido. Na mesma nota, o Progressistas reforçou que “não faz e não fará parte do atual governo” por divergências ideológicas e programáticas.  

 


Brasília (DF) 11/09/2024 O ministro do Esporte, André Fufuca, participa do programa Bom Dia, Ministro  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Brasília (DF) 11/09/2024 O ministro do Esporte, André Fufuca, participa do programa Bom Dia, Ministro  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Brasília (DF) 11/09/2024 O ministro do Esporte, André Fufuca, participa do programa Bom Dia, Ministro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil – Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Após a decisão, Fufuca reforçou nas redes sociais que seguirá “contribuindo de forma construtiva” para a “boa gestão e governabilidade do país, lado a lado com o Presidente Lula”. E destacou que “a pauta do desenvolvimento social e econômico do Maranhão e do Brasil está acima de quaisquer divergências”.  

União Brasil e Progressistas integram a federação União Progressista, que anunciou, no início de setembro, a saída da base do governo no Congresso. Na ocasião, a entidade determinou que todos os filiados com mandato que têm algum cargo no governo federal renunciem às funções.  

Além de Sabino e Fufuca, os ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e das Comunicações, Frederico Siqueira, também fazem parte da federação. O União Brasil tem 59 deputados, e o PP tem 50. 


Fonte: Agência Brasil

Minha Rádio
AO VIVO