Dom e Bruno: Rubens Villar é indiciado uma vez que mandante do transgressão pelo MPF

Assassinatos de Dom Phillips e Bruno Pereira completam três anos

Em seguida três anos do duplo-assassinato do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista brasílico Bruno Pereira, o Ministério Público Federalista apresentou, nesta quinta-feira (5), denúncia contra Rubens Dario Villar, publicado uma vez que Colômbia. Ele foi indiciado uma vez que mandante do transgressão.

Villar teria arquitetado a morte de Dom e Bruno por contrariarem os interesses de pesca ilícito na região. Para o MP o transgressão ocorreu de forma cruel, sem chances de resguardo, por motivo torpe, desprezível e com perversidade.

Rubens Villar ainda é suspeito de atuar no tráfico de drogas e de chefiar uma quadrilha atuante na Terreno Indígena do Vale do Javari, que está localizada na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.

O denunciado, que nasceu no Peru, já havia sido indiciado pela Polícia Federalista uma vez que mandante do transgressão e estava recluso preventivamente no Brasil.

Colômbia é o nono denunciado pelo Ministério Público pelo assassínio de Dom e Bruno. Amarildo Oliveira e Jefferson Lima vão a júri popular pelo duplo-assassinato.

A justiça acabou não aceitando a denúncia contra o irmão de Amarildo, Oseney Oliveira, alegando falta de provas de sua participação. Ele teria ajudado na fuga da dupla. O MPF recorre da decisão.

Ainda não há previsão para julgamento de Amarildo e Jefferson, que já estão presos. Outros cinco homens foram denunciados por participação na ocultação dos corpos.

Bruno Pereira e Dom Phillips foram mortos a tiros, quando visitavam ribeirinhos próximos a Terreno Indígena do Vale do Javari.

Bruno, que tinha 41 anos, estava licenciado do incumbência de indigenista da Funai. Na idade, ele atuava uma vez que consultor criando uma rede de segurança dos indígenas do Javari.

O jornalista Dom Phillips, de 57 anos, escrevia um livro sobre a luta pela preservação da Amazônia quando foi morto. A publicação “Porquê Salvar a Amazônia” foi lançada na semana passada e foi terminada por amigos do inglês.


Manadeira: Rádio Escritório Nácional