Encontro possibilita oportunidade de reparo de baleias na Bahia

Encontro possibilita oportunidade de observação de baleias na Bahia

A experiência de ver de perto uma baleia Jubarte, que na período adulta pode chegar a 16 metros e tarar mais de 40 toneladas, é uma oportunidade que moradores e turistas que vão ao litoral da Bahia poderão ter nos próximos meses. 

É que entre os meses de junho e outubro, acontece a temporada de transmigração das baleias Jubarte da Antártida para águas quentes do mar baiano. Nesse período, elas acasalam e têm os filhotes; assim uma vez que acontece em outros estados do litoral brasílico.

Ilhéus, que fica no litoral sul baiano, é um dos melhores pontos para enxergar as jubartes. E para marcar levante calendário de visitante das gigantes dos mares, a cidade realiza no próximo domingo pelo quarto ano contínuo o evento “Muito-vindas Baleias”.

O encontro gratuito, vai intercorrer no Jardim Atlântico Beach Resort, parceiro do evento organizado pela Ecosul Turismo e pelo Projeto Baleias na Serra , das 9 da manhã às 5 da tarde.  Durante a programação, moradores, turistas, ambientalistas e pesquisadores participarão de várias ações de instrução ambiental e  de  turismo sustentável e conhecerão mais detalhes sobre o universo das baleias. 

Para a  gerente do Resort, Leila Borges, os espaços turísticos de lazer também devem buscar esse compromisso com o meio envolvente. “Ilhéus precisa exaltar e ter momentos uma vez que esse, onde o ecoturismo é tão enfatizado e as pessoas podem saber um pouco tão valedouro uma vez que a visitante das baleias na nossa costa. Espero que as agências e as institutos de pesquisa sejam também conhecidos, que nós tenhamos também um foco muito grande na instrução ambiental, que pode intercorrer nesse lugar e que todos nós nos tornemos pessoas mais sensíveis e mais focadas naquilo que é tão importante que é a natureza”, diz.

No período em que os mamíferos marinhos oferecem aos visitantes um show de saltos, batidas de rabo e cantos próprios, o turismo na região fica ainda mais aquecido.

Por isso, Evelin Gomes, Gerente de Projeto de Turismo e Negócio do Sebrae da região sul da Bahia, avalia que é uma ótima oportunidade de conscientizar todos quem trabalham no trade turístico sobre a valimento os serviços aconteçam de maneira sustentável. “Essa iniciativa também tem o intuito de trazer a instrução ambiental para a taxa cá do turismo e de outros segmentos também que são importantes para o setor. Buscamos justamente dar conhecimento e amplificar esse conhecimento para o público, principalmente para o trade, sobre as aspectos mesmo sensíveis ao que tange a temporada das baleias, ao desvelo com com o mar e com o oceano e com a vida marinha.

Segundo o Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, no pico da temporada, até 28 baleias podem ser avistadas por hora na região de Ilhéus.


Nascente: Rádio Filial Nácional