Estados terão incentivo para comprar alimentos afetados por tarifaço

Haddad elogia decisão de Toffoli sobre ressarcimento de aposentados

O governo federal está disposto a alterar a legislação para que governos locais comprem alimentos que deixarem de ser exportados aos Estados Unidos para compor a merenda escolar. Foi o que disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que se reuniu, nesta sexta-feira (1º), com o governador do Ceará, Elmano de Freitas. Na pauta da conversa, ações para minimizar os efeitos das tarifas de 50% a produtos brasileiros impostas pelo governo Trump.

Elmano de Freitas comentou a sugestão apresentada por ele ao ministro Haddad:

“A possibilidade de aquisição pelo governo, seja do estado do Ceará, sejam pelos nossos municípios, de produtos que nós exportamos para os Estados Unidos. O ministro recebeu com muito bom grado a sugestão. E queremos ampliar, inclusive, essa possibilidade e esse mecanismo. Para isso, precisamos, talvez, provavelmente, ter mudanças de legislação. E estamos apresentando ao ministro uma das propostas de mudança de legislação que permitem que o estado e os municípios possam ajudar setores produtivos no país, especialmente também no Ceará, para aliviar esse momento de dificuldade dos nossos empresários.”

A mudança na legislação, que pode ocorrer por meio de medida provisória ou projeto de lei, é necessária porque exigiria mudanças na regulação de compras governamentais.

Para o ministro Haddad, as parcerias com os estados são importantes:

“Essas parcerias são muito importantes. Então, o governador que quiser vir a Brasília para fazer parceria, no sentido de socorrer a sua indústria, a sua agricultura, nós estamos aqui. Nós vamos estar com os instrumentos disponíveis para fazer isso. Então, o governador Elmano é o primeiro que está vindo somar forças com o governo federal, sem ideologia, fazendo o que tem que ser feito. Foco no empresário, foco no trabalhador, foco no interesse nacional. Nós estamos completamente disponíveis.”

Outra sugestão apresentada pelo governador do Ceará foi a de que o estado nordestino compre peixes e frutas, produtos afetados pela tarifa de 50%.

*Com informações da Agência Brasil


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »