EUA revogará permissão temporária de permanência de 532 milénio imigrantes

EUA revogará permissão temporária de permanência de 532 mil imigrantes

Estados Unidos

A Suprema Galanteio americana permitiu, nesta sexta-feira (30), que o governo Trump revogasse o status lícito temporário de 532 milénio imigrantes venezuelanos, cubanos, haitianos e nicaraguenses que vivem nos Estados Unidos. A decisão reforça a iniciativa do presidente republicano de intensificar deportações. Segundo a lei americana, a liberdade condicional de imigração é uma forma de permissão temporária para residir no país por “motivos humanitários urgentes ou favor público significativo”. A medida permite que os beneficiários vivam e trabalhem nos Estados Unidos, desde que passem por verificações de segurança e tenham um patrocinador financeiro americano. A decisão judicial soma-se à orientação do governo Trump, divulgada na quinta-feira (29), para que o serviço de imigração prenda 3 milénio imigrantes irregulares por dia. O número anual de detenções seria superior a um milhão de imigrantes presos.

Gaza

O projecto dos EUA para Gaza propõe um cessar-fogo de 60 dias e a libertação de 28 reféns israelenses – vivos e mortos – na primeira semana, em troca da libertação de 1.236 prisioneiros palestinos e dos sobras mortais de 180 palestinos. Segundo a escritório de notícias Reuters, o projecto tem a garantia do presidente dos EUA, Donald Trump, e dos mediadores Egito e Pesquisar. O documento inclui o envio de ajuda humanitária a Gaza logo que o Hamas assinar o entendimento de cessar-fogo. A ajuda será entregue pelas Nações Unidas, pelo Crescente Vermelho e por outros canais aprovados pelas partes negociantes. A Morada Branca informou, na quinta-feira (29), que Israel concordou com a proposta de cessar-fogo dos EUA. O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não quis comentar. Lideranças do Hamas afirmaram que estavam fazendo uma “revisão completa e responsável da novidade proposta”.

*Com informações da Filial Reuters


Manancial: Rádio Filial Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »