Ex-ministros de Bolsonaro depõem ao STF e negam trama golpista

Ex-ministros de Bolsonaro depõem ao STF e negam trama golpista

Em prova por videoconferência nesta sexta-feira (30), os ex-ministros Ciro Nogueira, da Moradia Social, e Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, afirmaram, ao Supremo Tribunal Federalista (STF), desconhecer qualquer envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro com tentativa de ruptura institucional ou golpe de Estado. Nogueira é atualmente senador da República e Freitas, governador do estado de São Paulo.

Os dois foram ouvidos uma vez que testemunhas de resguardo de Bolsonaro na ação penal que apura o que os investigadores e a Procuradoria-Universal da República chamam de trama golpista para tentar manter o ex-presidente no poder em seguida a itinerário nas eleições de 2022. A audiência foi presidida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF.

Freitas afirmou ter visitado Bolsonaro ao menos duas vezes, “por amizade”, no Palácio da Alvorada, em Brasília, em seguida a itinerário no pleito. Ciro Nogueira disse que todas as determinações recebidas de Bolsonaro foram para que a transição de governo fosse feita da melhor forma provável. 

Também foram ouvidos, nesta sexta-feira, o ex-subchefe de assuntos jurídicos da Presidência da República Renato de Lima França e o ex-comandante do Comando Militar do Planalto, general Gustavo Henrique Dutra. 

Renato negou ter recebido do ex-presidente Jair Bolsonaro pedido para elaboração de estudos para implantação de medidas golpistas em seguida o resultado das eleições de 2022.

Já o general Gustavo Henrique Dutra confirmou que participou de uma reunião, no dia 6 de janeiro de 2023, com o portanto secretário de Segurança Pública do Região Federalista e ex-ministro da Justiça da gestão de Bolsonaro, Anderson Torres, para pedir ajuda na retirada de pessoas do acampamento golpista montado em frente ao quartel do Tropa em Brasília.

Dutra disse que considerou a reunião com Torres um “cafezinho de cortesia”.

Os depoimentos das testemunhas de resguardo do Núcleo 1 da ação penal serão encerrados na próxima segunda-feira (2). Os oito réus desse núcleo, chamado “crucial”, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro,  tiveram a denúncia aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF em 26 de março.

*Com informações da Filial Brasil 


Nascente: Rádio Filial Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »