Exportação: com 300 mil toneladas, carne bovina marca recorde em julho

Exportação: com 300 mil toneladas, carne bovina marca recorde em julho

No mês anterior à entrada em vigor do tarifaço dos Estados Unidos, as exportações brasileiras de carne bovina bateram recorde. Em julho, foram embarcadas mais de 300 mil  toneladas, é o maior volume mensal já registrado desde o início da série histórica, em 1997. O montante corresponde a um crescimento de mais de 15% em relação a junho deste ano e de 17% na comparação com julho de 2024. Em termos de valores, as vendas de carne bovina renderam mais de US$ U$ 1,6 bilhão.  

A China liderou com folga as compras no mês, com mais 160 mil toneladas, correspondente a mais de  51% do total. Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar, com cerca de 18 mil toneladas   Em terceiro como maior comprador, aparece o México, com mais de 15 mil toneladas.

Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, compilados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes.

O México tem se destacado como novo destino para o produto brasileiro. O volume de compras mexicanas aumentou 420% de janeiro a junho deste ano, passando cerca 3 mil para 16 mil toneladas.

O economista Roberto Dumas avalia que encontrar novos mercados para a carne bovina é uma das soluções para o tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil.

Dentre os principais produtos de exportação para os Estados Unidos, a carne bovina foi uma das poucas que não entrou na lista de isenções ao tarifaço de 50% imposta pelo presidente Donald Trump.

Em relação ao crescimento no acumulado do ano, as maiores variações em volume foram registradas em mercados como México, União Europeia e Canadá. Também registraram altas expressivas Angola, Geórgia e Arábia Saudita.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »